12ª Sessão - Através de indicações vereadores cobram melhorias em diversos setores do município.

por Giva — publicado 17/05/2018 22h15, última modificação 17/05/2018 22h30
Manutenção em vias e iluminação pública foram algumas das reivindicações.

O plenário da Câmara Municipal de Porto Murtinho lotou na noite desta terça-feira, 15 de maio, para prestigiar a 12ª sessão ordinária. Na sessão anterior realizada no dia 08 de maio, a vereadora Zilda Duré renunciou ao cargo de secretária da mesa diretora.

O presidente Rodrigo Fróes empossou a vereadora Marciana desejando boas vindas e que possa desempenhar com máximo de si o cargo de secretária da mesa.

Marciana agradeceu e se comprometeu em continuar trabalhando com muita dedicação e zelo na composição dessa estrutura administrativa.

Durante o expediente o vereador Milton Abrão reiterou o seu requerimento que já havia feito solicitando informações mais detalhadas sobre os recursos repassados por deputados a secretaria municipal de saúde do município, conforme o vereador as informações repassadas até o momento são evasivas.

A vereadora Maria Donizete reiterou a indicação feita em junho de 2017, onde a vereadora solicitou a colocação de postes de energia na rua 15 de novembro após a ponte de acesso ao bairro Dom Pepe, segundo a vereadora a indicação no ano passado foi encaminhada a empresa ENERGISA que respondeu prontamente e informando que a colocação de postes é de responsabilidade da prefeitura e não a empresa ENERGISA e por este motivo baseado na resposta recebida a indicação foi reiterada novamente e direcionada ao setor responsável.

A vereadora solicitou ainda a limpeza do campinho de futebol localizado na Rua 15 de novembro próximo a ponte do bairro Dom Pepe, esse pedido foi feito pelos moradores que segundo eles o local já faz algum tempo que não recebe a limpeza.

O vereador Sérgio Bacha também reiterou sua indicação referente à mesma situação, a extensão da rede elétrica em determinados locais, “uma família não pode viver sem energia em frente a sua residência é necessário que o poder público entre em contato com a ENERGISA para a abertura de uma licitação de uma empresa para que execute o serviço” - disse Sérgio.

Outra indicação foi destinada a secretaria de saúde para trocas de pneus da frota de veículos, conforme o vereador os pneus das frotas então em condições precárias colocando em risco a vida de pacientes, Sérgio também cobrou do executivo para que viabilize o pagamento de diárias dos motoristas. “É inaceitável que os motoristas saiam do município até a capital do estado sem diária, caso vier acontecer algum imprevisto o motorista ficará sem condições de se manter no local” - comentou o vereador.

A vereadora Sônia Ferreira solicitou reparos nas pontes de madeira da Avenida Laranjeiras que dá acesso aos bairros COHAB e Jóckey Clube e também a ponte do bairro Nossa Senhora de Caacupê, conforme a vereadora citou as pontes necessitam urgentemente de reparos.

Fatima Vidotte solicitou ao poder executivo, medidas necessárias para construção de uma sala de aula para o ensino fundamental na aldeia Campina. Fátima disse que no momento as aulas estão acontecendo no local onde atualmente funciona o posto de saúde da aldeia.

“Sabemos das dificuldades financeiras da prefeitura, porém a construção dessas salas vem de encontro às necessidades dos moradores, pois quando existe atendimento no posto as aulas são suspensas e isso dificulta o andamento do ensino” comentou a vereadora.

O vereador Rodrigo Fróes Acosta solicitou a manutenção e o cascalhamento das ruas 13 de junho esquina com a Avenida Rio Branco até a Rua Cândido Mariano e também a Rua João Paes de Barros esquina com a Avenida Laranjeiras, outra indicação do vereador foi à solicitação a empresa responsável pela iluminação pública para que seja colocadas lâmpadas nos postes na extensão da rua da paz ao lado da capela Sagrada Família no bairro Salim Cafure.

A vereadora Zilda Duré ouviu os moradores do bairro Dom Pepe e solicitou em sua indicação direcionando a empresa SANESUL um pedido para que seja feito uma avaliação na rede de esgoto que esta ligada diretamente ao “valetão” que passa pelo bairro causando transtornos aos moradores. Zilda também solicitou a secretaria de infraestrutura para que seja colocado manilhas entre as Ruas José Bonifácio e João Paes de Barros, conforme a vereadora disse, no local existia manilhas e a rua possui uma elevação maior que as casas e com isso os terrenos próximos acabam ficando alagados.

A vereadora solicitou novamente informações sobre a bomba d’água instalada na beira do rio que estava submersa e foi retirada do local, vale ressaltar que nesse local e com o uso desta bomba d’água os carros pipas eram abastecidos.

O vereador Elbio Balta fez uma indicação solicitando o cascalhamento na colônia bocaiuval próximo ao senhor Nelson e dona Virgínia, Elbio esteve no local e constou que cerca de 50 metros aproximadamente não foi cascalhado. “A manutenção parou em frente a chácara do senhor Nelson deixando uma boa parte sem o serviço de cascalhamento” - comentou o vereador.

Na 12ª Sessão Ordinária foi aprovado em primeira votação com emenda aditiva, o projeto de Lei nº 001 de autoria do executivo municipal que autoriza o poder executivo a doar lotes e terrenos de sua propriedade aos beneficiários de programas de interesse social, o projeto visa a doação de 37 lotes no residencial Dom Pepe, sendo 5 lotes na quadra 5, e 17 lotes na quadra 6. Todos os imóveis são de propriedades do município, o projeto irá atender pessoas de baixa renda e que vivem em áreas de risco.

Foi aprovado também em segunda votação o projeto de Lei 004 de autoria da vereadora Zilda Duré que estabelece critério de identificação de veículos oficiais do município de Porto Murtinho.

A próxima sessão acontece na terça-feira 22 de maio, às 18 horas no plenário da Câmara Municipal de Porto Murtinho.