6ª Sessão Ordinária - vereadores buscam melhorias atendendo pedidos da população murtinhense.

por Giva — publicado 28/03/2018 15h10, última modificação 30/03/2018 16h26

O Poder Legislativo de Porto Murtinho realizou a 6ª Sessão Ordinária do ano nesta terça-feira (27). Além da votação de projetos, os vereadores cobraram do Executivo, por meio dos setores competentes, melhorias na saúde, iluminação, mobilidade urbana, além de reparos nas redes pluviais e nas estradas rurais das imediações.

A próxima sessão ocorrerá na próxima terça-feira, 03 de Abril às 18 horas, no Plenário da Câmara.

A pauta da sessão também teve moções e projetos em apresentação.

O vereador presidente Rodrigo Fróes Acosta comentou sobre o falecimento de Ivaldo Pereira, grande responsável pela imprensa no estado e fundador do Jornal Tribuna Murtinhense.

Durante o expediente a vereadora Maria Donizete (PT) solicitou contratos e pagamentos realizados à empresa vencedora no certame de transporte escolar referente ao ano de 2017. Donizete também requereu a relação nominal de alunos que utilizam o transporte escolar fluvial.

A outra indicação da vereadora é para que seja feita a limpeza do bueiro localizado na Rua Aderbal de Carvalho eqüina com a Rua Amadeu Santos e Silva no bairro Florestal. Segundo o morador, Sr Daniel Fernandes que procurou a vereadora, o bueiro está entupido e não é necessário que chova muito para que a água invada as residências.

Maria Donizete também cobrou providências pra que seja feita o combate sobre a proliferação de Caramujos Africanos em toda a cidade.

O vereador Élbio Balta (PR) Solicitou em sua indicação que seja feita a troca de vidros das janelas que se encontram quebradas, trocas de fechaduras e a manutenção da caixa d’água da escola Maria Dalva Garai na Colônia Cachoeira, o vereador esteve visitando o local na semana anterior e constatou a falta de manutenção em alguns locais da escola.

A vereadora Fátima Vidotte (PR) solicitou ao presidente da Câmara Rodrigo Fróes Acosta para que verifique juntamente a administração a situação atual sobre a cobrança do IPTU, segundo a solicitação de Fátima Vidotte os vereadores aprovaram uma lei que talvez não reflita no valor da taxa que está sendo cobrado. A vereadora enviou uma indicação também para a SANESUL referente aos quatro depósitos de esgotos localizados no bairro Jóquei Clube onde recebe todo detrito do esgoto no local e que no momento está exalando um mau cheiro aos moradores.

Durante a Sessão Ordinária, o vereador presidente Rodrigo Fróes Acosta (PSD), atendendo demanda vinda da própria localidade solicitou urgência no cascalhamento na Rua Santa Fé esquina com Avenida Laranjeiras no bairro Jóquei Clube e também solicitou o recapeamento e cascalhamento na Rua 13 de Junho, iniciando na saída da Colônia Bocaiuval até a Rua 15 de novembro.

Rodrigo encaminhou também uma indicação ao gerente do Banco Bradesco S/A na possibilidade da empresa disponibilizar mais caixas de auto-atendimento em Porto Murtinho.

O vereador Sérgio Luiz Bacha (PDT) solicitou em indicação atendendo os moradores da Rua Jatobá no bairro COHAB, para que seja desobstruído o canal (valeta) de escoamento das águas de chuvas para que a mesma flua rapidamente, amenizando os transtornos e sofrimento das famílias que residem no local. O vereador encaminhou uma indicação a AGESUL solicitando a manutenção prolongada da estrada da Colônia Ingazeira, uma vez que é de conhecimento do vereador que o serviço de manutenção é feito normalmente do quilômetro dez até a fazenda Londrina.

Na 6ª Sessão Ordinária também foi aprovado em segunda votação o projeto de Lei 02/2018 de autoria da vereadora Maria Donizete dos Santos que institui no calendário oficial de eventos do município de Porto Murtinho dedicado a campanha da semana de conscientização, prevenção e combate a depressão denominada de “Agosto Verde” e da outras providências.