Câmara de Porto Murtinho realiza entrega de Moções de Aplauso

por Yolanda Meireles publicado 31/05/2023 11h20, última modificação 31/05/2023 11h25
A sessão solene para entrega de moções de aplausos aconteceu num clima festivo na Câmara Municipal de Porto Murtinho, na noite desta terça-feira, 30 de maio de 2023. O Plenário Elisio Vieira, lotou com a presença de familiares e amigos dos homenageados, além de autoridades municipais, entre elas, o presidente da Casa, Elbio dos Santos Balta, demais vereadores, o prefeito Nelson Cintra, policiais militares e representantes da sociedade civil.
A homenagem é proposta por um vereador mas, para entrar em tramitação, a moção precisa da assinatura de um terço da Câmara e, para ser aprovada, requer 2/3 terços dos votos. Origina-se, assim, de um vereador, mas passa pela apreciação de toda a Casa Legislativa.
A solenidade foi aberta pelo presidente da Câmara, Elbio Balta, destacando a importância do momento. “Para nós, vereadores, o momento de entrega de moções de aplausos é muito especial, pois a moção é uma forma de reconhecer o mérito de pessoas, por ações, projetos, conquistas, trabalhos realizados, os quais merecem ser destacados.”, afirmou.
O vereador Rodrigo Fróes Acosta, usou a tribuna para entregar Moção de Aplauso aos servidores públicos, Celson Martines, Zeferino Franco, Luiz Martines, Roberto Mendes, Admir Ortega, Nilcimar Vacari, Daniel Luiz de Souza, Saturnino Dulmonte, Leandro Farias e Júlio César Góes da Silva, pelos seus relevantes serviços prestados ao nosso Município.
Durante sua fala, lembrou do Sr. José Abrão Neto, (Engenheiro Juca), pelos anos de contribuição com a cidade. “Sugiro a mesa diretora, aproveitando a presença do prefeito, que logo tenhamos a oportunidade de homenagear o senhor José Abrão Neto, com a nomeação de um prédio público, rua ou avenida, é o mínimo que podemos fazer para eternizar o nome do Juca e os serviços prestados à comunidade”, comentou o vereador.
O vereador Rudimar Castro, usou a tribuna para homenagear com uma Moção de Aplausos ao Senhor Cleiton Nunes, Cosme Damião Ricaldes Ruiz, e aos empresários Clivia Angelita Cangussu Heredia e Jean Marques Moya, por acreditarem e empreenderem no município.
A vereadora Maria Donizete dos Santos, realizou a entrega de moção de aplauso a Equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), representada pela psicóloga Camila Capriata Vargas, pelos relevantes serviços prestados à comunidade murtinhense.
O vereador Jayme Evandro Sanches, entregou moção de aplauso à professora Centora Helena Delvalle Valmaceda e Marcos Medina.
Vereador Helton Benitez, usou a tribuna para entregar moção de aplauso em reconhecimento aos relevantes serviços prestados aos servidores públicos Reinaldo Morinigo, Leonardo Morinigo e ao Bombeiro Militar Douglas da Silva Campos.
Como forma de reconhecer o trabalho desenvolvido pelos motoristas da área de saúde, que não param em nenhum momento, a vereadora Aline Costa Soares Dias, realizou a entrega de moção de aplauso ao senhores Eugênio Cantero, Francisco Jorge Silva Barros, Harrison Carlos Monção Ojeda, Hélio Pacheco, Jony Ribas Cardoso, Klinger Rodrigues Irala, Roberto Rodrigues, Paulo Sérgio Rodrigues, Luiz Augusto Gauna, Izidro Souza Cruz, Jean Thilman Chaparro Soares, Natia Raquel Maldonado, Valentim Guerreiro Neto e Marcus Vinícius Esteves Avelino Rocha. “Esses heróis também salvam vidas fazendo transporte com segurança e responsabilidade, merecem todo nosso reconhecimento pelo trabalho silencioso que fazem e muitos não observam. Com todo respeito a essa categoria, dediquei essa moção de aplausos”, disse.
Também foi reconhecido o trabalho da Empresa provedora de Internet Turbonet por disponibilizar internet móvel, wiffi grátis na praça da cidade. A professora Lucélia Benites Sanabria, recebeu a moção de aplauso pelos relevantes serviços prestados à comunidade.
A Equipe de Imunização da secretaria municipal de saúde, recebeu uma Moção de Aplausos por proposição da vereadora Sonia Ferreira, pelo trabalho realizado na vacinação no município. A parlamentar ressalta os serviços prestados à população pela coordenadora de Imunização, Gisele Ibanhes, e toda a sua equipe. “Através da presente moção manifesto publicamente os nossos aplausos e reconhecimento”, disse.
A vereadora realizou a entrega de moção de aplausos também a Equipe da Sala do Empreendedor, representada pela responsável Rose Dionizio, pelos relevantes serviços prestados aos microempreendedores individuais, Equipe Feminina de Divisão de Limpeza Urbana, Equipe do Projeto Recomposição de Saberes da SEMED, Equipe Casa Lar Eliane Rios, e aos servidores públicos Luiz Ayub, Gerônimo Espíndola, professor Francis Furlan, Marcelo Avalo Espinosa, secretário de administração Jefferson Regis Ferreira, Santiago Medina e Orieta Consuelo Fernandes.
O Presidente do Poder Legislativo, vereador Élbio dos Santos Balta, entregou a Moção de Aplausos ao Sargento da Polícia Militar de Porto Murtinho, Carlos Henrique Vaez Duarte e o Soldado Militar Mateus Henrique Fernandes Oviedo. No ato, o presidente exaltou a agilidade dos policiais militares ao salvarem a vida de um jovem murtinhense. “Atrás da farda, existe um ser humano, tem um pai de família e que sabe muito bem as dificuldades do dia a dia”, destacou o vereador.
Elbio Balta, destacou os componentes da Copa dos Campeões da Assomasul, Hélio Neure Afonso, Márcio Albuquerque, Joacir Alves Corrêa e Gleberson Kill.
Em seguida, o presidente Elbio dos Santos Balta, encerrou a solenidade, agradecendo a presença de todos. “A Câmara Municipal de Porto Murtinho, agradece, em especial, a presença de nossos homenageados, razão de estarmos aqui nesta noite. Agradecemos também a presença dos familiares e amigos dos homenageados, enfim a todos que vieram prestigiar este evento, tornando esta solenidade ainda mais especial. Mais uma vez, ressaltamos nossa satisfação em conceder estas homenagens”, finalizou.