Câmara Municipal de Porto Murtinho participa do encerramento e nova assinatura de Convênio com o Sebrae/MS

por Yolanda Meireles publicado 13/02/2023 11h40, última modificação 13/02/2023 11h39
O presidente do Poder Legislativo Elbio dos Santos Balta, as vereadoras Regina Heyn e Sônia Ferreira, participaram na noite desta sexta-feira (10) do encerramento do Programa Cidade Empreendedora referente aos anos 2021/22.
Apoio ao comércio local e agricultura familiar, desburocratização e melhoria dos processos municipais e incentivo à participação dos pequenos negócios nas compras públicas, além da promoção de uma cultura empreendedora nas escolas e fortalecimento do turismo. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Porto Murtinho, executado ao longo dos últimos 20 meses em uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal. Durante o evento foi realizado a entrega de um relatório com os resultados do trabalho desenvolvido no município.

Na mesma data, a prefeitura também assinou uma nova parceria com o Sebrae/MS para a continuidade do trabalho por meio do programa Cidade Empreendedora. Neste novo ciclo, o município irá receber um pacote diferente de soluções que possuem o propósito de promover a competitividade de Porto Murtinho e dinamizar a economia local.
O presidente da câmara de Porto Murtinho Elbio Balta, comenta a importância da parceria com Sebrae/MS. “Estamos encerrando a primeira fase do Sebrae, onde foram realizados diversos cursos de capacitação. Acredito que Porto Murtinho se tornará um canteiro de obras, onde já vem acontecendo muitas obras por meio do Governo do Estado e Prefeitura, e esperamos a chegada de muitas empresas que se instalarão na cidade trazendo muita oportunidade de emprego para nossa gente”, comenta o presidente.
A vereadora Regina Heyn, que acompanhou os trabalhos realizados por meio do Programa Cidade Empreendedora, destacou um dos cursos de capacitação Sebrae Delas. “O Sebrae vem para dar assistência às empresas de pequeno e médio porte. Tivemos a oportunidade juntamente com a câmara municipal de fazer parceria com Sebrae Delas, onde demos assistência para as mulheres empreendedoras da cidade. O Programa é de suma importância, por meio dele temos um norte para onde devemos chegar, ainda mais agora com a chegada do desenvolvimento por meio da Rota Bioceânica”, finaliza a vereadora.
A vereadora Sônia Ferreira comenta a parceria do Sebrae/MS com o Poder Executivo e Legislativo. “A câmera municipal realizou uma parceria com Sebrae Delas, que foi através do trabalho em conjunto com todas as vereadoras, valorizando as mulheres empreendedoras de Porto Murtinho. Agradecemos a oportunidade do Sebrae estar presente no município. Em nome do prefeito Nelson Cintra, da primeira dama Maria Lúcia e a câmara de vereadores agradecer os cursos que foram e continuarão sendo ministrados na cidade, quem ganha com esse programa é a população murtinhense.
Na mesma solenidade, também foi entregue ao município o “Mapa de Oportunidades” – documento elaborado a partir de um levantamento feito pelo Sebrae/MS que identificou as demandas de grandes empresas presentes no município, Vicari Caminho dos Andes e FV Cereais, e os pequenos negócios que poderiam se tornar fornecedores, para possibilitar a conexão entre eles e o fortalecimento do comércio local. Em março do ano passado, as duas empresas já tinham firmado uma parceria técnica com o Sebrae e Prefeitura Municipal para atuar em conjunto na promoção do encadeamento produtivo.
Porto Murtinho aderiu ao programa Cidade Empreendedora em abril de 2021 e foi acompanhado pelo Sebrae até dezembro do ano passado. Nesse período, 60 ações foram realizadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles, norteador do trabalho, foi “Cidade de Negócios” voltado para transformar a economia através do empreendedorismo. Algumas das iniciativas foram estruturadas a partir da construção de um Plano de Desenvolvimento Econômico, elaborado em conjunto com as lideranças locais.