Desfile Cívico-Militar marca comemoração do aniversário da cidade de Porto Murtinho – 111 ANOS

por Yolanda Meireles publicado 19/06/2023 08h54, última modificação 19/06/2023 08h54
Um grande público compareceu às ruas de Porto Murtinho neste domingo (11), para prestigiar o tradicional Desfile Cívico-Militar, em comemoração ao 111 anos de emancipação político-administrativa do município.
Crianças e adolescentes da rede pública municipal e estadual, projetos sociais, forças militares, Marinha do Brasil, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e a 2ª Companhia de Fronteira, desfilaram, interagindo com o público presente e autoridades. Em cada apresentação foi contada uma história sobre a tradição e a cultura de Porto Murtinho.
Durante o desfile, a Escola Infantil Laura Vicuna, realizou uma homanagem a todos os parlamentares. “A comemoração do aniversário de Porto Murtinho, em desfile valoriza o Patrimônio histórico cultural que não se constitui apenas de acervos de obras raras ou da cultura de um passado distante, mas sobretudo é a valorização e o conhecimento dos bens culturais que podem contar a história e a vida de seu povo. Em nome da Câmara Municipal de Porto Murtinho, agradeço a Escola Infantil Laura Vicuna, pelo reconhecimento e a homenagem a todos nós parlamentares", acrescentou o presidente do Poder Legislativo Elbio Balta.
Após o encerramento do desfile cívico-militar, ocorreu o tradicional desfile fluvial, no Rio Paraguai, de equipamentos da Marinha e do Exército no controle da fronteira e da soberania nacional.
O Exército apresentou suas lanchas de transporte de tropa e de operações. O público prestigiou o desfile na Orla do Rio.
Estiveram presentes no desfile o prefeito de Bodoquena, Kazu Horii, prefeito de Caracol, Neco Pagliosa, prefeita de Jardim Clediane ARECO Matzenbacher, vereadores Elbio dos Santos Balta, Rodrigo Froes, Thiago Souza, Regina Heyn, Sônia Ferreira, Maria Donizete dos Santos e autoridades militares.