Melhorias na Infraestrutura e saúde são destaques das indicações dos vereadores na 21ª Sessão Ordinária.

por Giva — publicado 29/08/2018 10h35, última modificação 30/08/2018 11h45

A Câmara Municipal realizou a 21.ª Sessão Ordinária, excepcionalmente, na noite de terça-feira, 28 em Porto Murtinho. A sessão ocorreu sob a presidência de Elbio Balta, devido a ausência do vereador Rodrigo Fróes Acosta por motivo de saúde familiar.

Indicações dos Vereadores

Maria Donizete dos Santos (PT) solicitou junto ao secretário de saúde do estado um atendimento oftalmológico através do programa Carreta da Saúde aos alunos da rede municipal de ensino de Porto Murtinho. O objetivo desta ação é proporcionar as crianças com problemas visuais condições adequadas para um melhor desenvolvimento escolar. Maria Donizete solicitou também junto a secretaria de infraestrutura a autorização para transferência do ponto de Moto Taxi que se encontra na Rua Alfredo Pinto, na lateral do castelinho para a Rua Alfredo Pinto esquina com a Doutor Corrêa na lateral do prédio da Vigilância Sanitária e demarcação da área que se refere ao ponto de taxi da rodoviária local conforme a lei. O local foi informado pelos taxistas como melhor localização sendo em frente a rodoviária na parte que se refere a calçada da Avenida Laranjeiras, com isso facilitaria bastante os trabalhos dos taxistas e moto taxistas de uma forma organizada.

Os Vereador Elbio Balta (PR) e Flávio Abreu (DEM) cobraram reparos nas Ruas Mate Laranjeira iniciando na BR 267 até o entroncamento da Rua Francisco de Oliveira prolongando até a Rua João Paes de Barros. Elbio solicitou a manutenção da Rua Doutor Costa Marques na altura da Rua Afonso Pena até a 15 de novembro.

Sergio Bacha (PDT) encaminhou oficio ao secretário de saúde do município solicitando regularização das diárias dos motoristas da saúde. “É uma necessidade desses trabalhadores que fazem o trajeto entre Porto Murtinho e a capital do estado e precisa ser regularizado” Disse Sergio.

Ainda em sua fala o vereador Sergio Bacha solicitou em conjunto com o vereador Flávio Abreu (DEM) o cascalhamento no final da Avenida Laranjeiras no bairro Jóquei Clube, os vereadores visitaram o local onde os moradores apontaram esse problema que ao chegar o período chuvoso as crianças que residem no local têm muita dificuldade para chegar até a rua.

Sergio Bacha solicitou ao executivo a criação de uma campanha de conscientização para que as pessoas não joguem lixo nas encostas do dique. “É importante que se faça essa conscientização e que seja aplicado uma multa para quem descumpra esse pedido. O vereador encaminhou também o pedido para retirada de entulhos no bairro Dom Pepe.

A vereadora Sônia Ferreira (PSDB) concedeu moção de aplausos a Elizete Martins pelo desempenho a frente da Coordenadoria Municipal de Políticas Pública para Mulheres. Sônia Comentou de sua visita a capital do estado em busca de recursos para o município.

Fátima Vidotte (PR) solicitou ao executivo uma audiência pública para discutir com empresários os desenvolvimentos futuros do município.

Vereadora Marciana Britos (PSC) encaminhou um requerimento a secretaria municipal de saúde para a compra urgente de medicamentos para as pessoas portadoras de necessidades especiais, a vereadora cobrou mais organização nos agendamentos de pacientes que são encaminhados a Campo Grande, segundo denúncias que chegam até a vereadora, está ocorrendo extravios de documentos de pacientes. Marciana cobrou também a deficiência na área de ultrassonografia “Existem pessoas aguardando muito tempo por exames, e não está ocorrendo esse atendimento” Disse Marciana.

Projetos de Lei

Ainda no expediente deu entrada o Projeto de Lei 006/2018 do executivo municipal e na segunda votação o Projeto de Lei 007/2018 de autoria da vereadora Fatima Vidotte que institui a semana municipal de ações voltada a lei Maria Penha nas escolas do município. Na segunda votação foi aprovada o Projeto de Lei 011/2018 de autoria da vereadora Sônia Ferreira e assinada pelas vereadoras Marciana Britos, Zilda Duré, Fátima Vidotte e Maria Donizete que trata da Lei Maria da Pena vai a Igreja.

O presidente do Legislativo agradeceu a presença de todos e fez o convite para a próxima sessão que está marcada para o dia 04 de setembro as 18 horas na Câmara Municipal.