Porto Murtinho comemorou dia 13 de junho, 107 anos de história

O município comemorou 107 anos na quinta-feira 13 de junho
Porto Murtinho comemorou dia 13 de junho, 107 anos de história

Presidente Flávio Abreu no desfile Cívico

Criada a partir de um pequeno embarcadouro rústico de erva-mate, e cenário de conquistas importantes do país na Guerra do Paraguai e na Revolução de 1932, a cidade de Porto Murtinho comemorou nesta quinta-feira 13 de junho, 107 anos de emancipação política.

Cidade que faz fronteira com o Paraguai, é banhada pelo rio de mesmo nome e está localizada no Pantanal Sul-mato-grossense.

Na noite de quarta-feira 12, a Câmara Municipal realizou a Sessão Solene onde todos os Ex-Presidentes foram agraciados com o título de Homenagem por terem conduzidos seus mandatos a frente do legislativo, em memória dos que já não estão mais presentes, foram entregues aos familiares e representantes. Hoje 13, a programação começou às 6h, com alvorada festiva. Às 7h houve ato cívico e às 8h desfile cívico, em frente à Prefeitura.

As comemorações continuaram durante a noite, com o show do grupo Canto da Terra na reabertura do Clube dos Caiçaras.

Na sexta-feira 14, aconteceu o 4º Festival do Greifo com DJ´s, Banda Axé Mix e encerrando a noite com a dupla Breno Reis e Marco Viola na praça de eventos.

No domingo 15, aconteceu a Marcha para Jesus com show gospel na praça de eventos encerrando as festividades.

Comemorando a data junto ao padroeiro da Capital Sul-mato-grossense, Santo Antônio, Porto Murtinho coleciona história e atrai turistas pelo seu potencial de pesca.

Sua localização ainda hoje é vista como estratégica, na divisa com o Paraguai e perto de importantes cidades e roteiros turísticos, como Jardim, Bonito, o Pantanal do Nabileque, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, cinco aldeias indígenas, Parque Municipal Cachoeira do Apa, fazem desse exuberante cenário, enorme mercado em potencial para cultura, turismo e negócios.

No cenário cultural, Murtinho é conhecida por sua Festa do Touro Candil, que deriva de uma brincadeira comum na fronteira Brasil-Paraguai onde um grupo de pessoas festeja ao redor de uma carcaça de boi geralmente jogando uma bola envolta em chamas.

Hoje Porto Murtinho vive um cenário de desenvolvimento através da instalação de novos portos e futuramente a construção da ponte entre o Brasil e Paraguai.