Secretária de Saúde vai à Câmara expor ações da pasta

por Giva — publicado 06/03/2021 00h11, última modificação 06/03/2021 00h11
A reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira 05 no gabinete da Câmara

Diante das várias dúvidas e questionamentos como prioridades na vacinação contra a Covid 19, medicamentos da farmácia básica, atendimentos e outros assuntos, a secretária de Saúde no Município Estela, participou de uma reunião nesta sexta-feira 05, com os vereadores no gabinete da Câmara.

Sobre os procedimentos da vacina contra a Covid-19, a secretária disse que segue o calendário estipulado pelo Governo Federal e que aguarda a próxima remessa que será distribuída pelo governo do estado.

Os vereadores questionaram a respeito do estoque de medicamentos da farmácia básica, a secretária informou que todos os medicamentos que são solicitados através das receitas dos médicos são entregue aos pacientes, porém, quando o medicamento não faz parte da farmácia básica, é solicitada a compra desse medicamento.

Outro assunto discutido pelos vereadores foi referente aos encaminhamentos de pacientes com estado de saúde considerado grave, a secretária disse que através do setor de Central de vagas é verificada a possível data para que o paciente receba o atendimento. Já os vereadores questionaram que algumas pessoas através de doações, realizando rifas ou venda de produtos, conseguem arcar com o custo atendimento em clínicas particulares, porém é necessário que município os ajude com o transporte, diante do assunto, os vereadores discutem um possível acordo, já que até o momento conforme a lei, a secretaria de saúde fica impossibilitado de oferecer esse suporte.

A secretária informou que o Hospital Oscar Ramires Pereira possui três ambulâncias e que na maioria das vezes devido aos encaminhamentos o veículo acaba quebrando e isso dificulta bastante neste tipo de atendimento que é emergencial. Estela informou aos vereadores que o executivo estará adquirindo mais duas ambulâncias zero km que está em processo licitatório.

Agenda em Campo Grande

Na reunião com a secretária e sua equipe, os vereadores que fazem parte da Mesa Diretora, Élbio da Twister, Helton Benites, Regina Heyn, Jayme Evandro e Aline Soares anunciaram um recurso de 2 Milhões para parte da reforma do Hospital Oscar Ramires Pereira, recurso destinado pelo Deputado Federal Vander Loubet, onde os vereadores estiveram em seu gabinete na semana passada apresentando essa prioridade. Também foi anunciada na reunião a vinda de uma U.T. I móvel para o município, o veículo foi adquirido devido a união dos deputados na compra de oito ambulâncias U.T.I que serão entregue para alguns municípios e Porto Murtinho receberá uma das ambulâncias.

Os vereadores comentaram também do recurso de R$ 3 milhões de emenda de bancada para o Centro de Hemodiálise em Jardim, que será responsável em atender a toda Região Sudoeste do estado e que também irá beneficiar diretamente as pessoas de Porto Murtinho que precisam desse tipo de tratamento, pois não será preciso se deslocar até Campo Grande para receber atendimento.

Na reunião desta sexta-feira no gabinete da Câmara estiveram os vereadores, Élbio da Twister, Helton Benites, Regina Heyn, Aline Soares, Rudimar Rodrigues, Rodrigo Fróes, Maria Donizete, Thiago Souza e Sônia Ferreira.