Sessão Solene marca a participação da Câmara na campanha Outubro Rosa

por Giva — publicado 03/10/2019 16h23, última modificação 03/12/2020 22h43
Campanha Mundial – Outubro Rosa alerta para a prevenção da doença

Neste ano várias ações marcam o Outubro Rosa com iniciativa da Câmara Municipal de Porto Murtinho com a participação da prefeitura do município. A primeira grande mobilização da sociedade para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção contra o câncer acontece aconteceu na noite de terça-feira (1).

As vereadoras Sonia Ferreira, Fátima Vidotte, Maria Donizete dos Santos, Zilda Duré e Marciana Britos, representantes das mulheres no Legislativo municipal juntamente com a primeira dama Nádia Simone Damian Maneck Delevatti que também esteve presente e fez parte da mesa.

O presidente da Câmara, Flávio Abreu, o Secretário de Saúde Vilson Rolon e o Comandante da 2ª Companhia de Fronteira, Coronel Eriwelton Ferreira de França também fizeram parte da mesa de autoridades.

As ações que preveem a mobilização de instituições de classe para aderirem à campanha, distribuição de materiais informativos e o compartilhamento de conhecimento, convidando especialistas no assunto para usarem da palavra na tribuna da Casa de Leis.

O evento contou com palestrantes especialistas no assunto Dra. Lizandra Gimenez Peres, Lucas Casemiro e Suely de Cássia Oliveira Martins. Na ocasião, foi entregue o título de Honra ao Mérito a Palestrante Sônia Victório Faustino e Suely de Cassia Oliveira Martins.

Para o presidente do legislativo Flávio Abreu, o Legislativo municipal está empenhado na mobilização da sociedade. “Nós estamos atuando nas principais pautas que atendam as mulheres e uma campanha tão importante como essa não poderia passar em branco. A Câmara está intensificando a divulgação da campanha e os vereadores também estão fazendo a sua parte, se mobilizando para que tudo aconteça de uma forma onde todas as mulheres sejam contempladas”, disse o presidente. 

As vereadoras que representam o legislativo disseram da importância da conscientização na realização do autoexame: “Estamos no mês de prevenção Outubro Rosa onde temos que ter a consciência de fazer o exame de prevenção seja de mama ou de colo uterino. Apoie esta causa. incentive a mulher que esta ao seu lado a fazer exames periódios. Cuide-se! A prevenção ainda é a melhor solução”. 

A campanha mundial chamada Outubro Rosa, acontece todos os anos e visa conscientizar a população feminina e a sociedade em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Com o laço cor-de-rosa como símbolo, a campanha começou em 1990 Nova York.