Vereadores aprovam doze projetos na 7ª Sessão Ordinária desta terça-feira.

por Giva — publicado 04/04/2018 18h15, última modificação 05/04/2018 11h16

Foi realizada na noite de terça-feira, 03/04, na sede da Câmara Municipal de Porto Murtinho, a 7ª Sessão Ordinária do ano. Leitura de ofícios, correspondências, moções e projetos foram aprovados pelos vereadores.

EXPEDIENTE

Durante o expediente a vereador Jayme Evandro Sanches (PSDB) solicitou retiradas de entulhos nos bairros, residencial Vila Célia e Jóquei Clube, visando atender de forma justa as reivindicações de moradores. O vereador solicitou o cascalhamento da Rua Coronel Alfredo Pinto bairro Jóquei Clube, os moradores relatam que essa via se encontra precária com muitos buracos causando sérios transtornos a todos que necessitam trafegar nessa via.

O vereador Élbio Balta (PR) requereu as empresas AGESUL e MARPAV construções, reiterando o pedido de informações encaminhado no dia 20 de fevereiro deste ano, visando buscar informações sobre a paralisação do recapeamento asfáltico das avenidas, Rio Branco, Laranjeiras e Rua Doutor Corrêa incluindo as sinalizações, ciclovias e o contrato de prestação de serviço. Élbio solicitou também em sua indicação direcionada a empresa GAINO para que as limpezas e podas nas praças na área central sejam feita com mais zelo e cuidado evitando que a sujeira fique espalhada, pois o local é bastante freqüentado por famílias. Em mais uma indicação o vereador solicita providências sobre o bueiro localizado na Rua Bocaiúva que no momento está sem a tampa podendo ocasionar acidentes.

A vereadora Maria Donizete (PT) requereu providências referentes ao Portal da Transparência do município que se encontra indisponível para consulta, o requerimento foi assinado também pelos vereadores Sérgio Bacha e Milton Abrão. A vereadora reiterou um pedido junto à secretaria de infraestrutura com relação à Rua Capitão Cantalice esquina com a Avenida Laranjeiras onde é existente um buraco e um bueiro sem a tampa deixando a rua estreita e podendo ocasionar acidentes. A vereadora reiterou também uma indicação direcionada ao DETRAN na possibilidade dos exames médico como, por exemplo, o exame psicológico que atualmente é feito na cidade de Jardim serem feitos aqui em Porto Murtinho. “Esses exames são exigidos quando o cidadão vai fazer o curso para tirar ou renovar a CNH e ai acaba pagando a passagem e outras coisas e o custo fica muito elevado” - Disse a vereadora.

O vereador Rodrigo Fróes Acosta (PSD) em sua indicação encaminhada ao deputado estadual Beto Pereira e ao Governador Reinaldo Azambuja solicita a aquisição de uma área de lote urbano que faz divisa com a área da escola estadual José Bonifácio. Segundo Rodrigo, nas proximidades da escola existem terrenos que podem servir para o aumento do espaço físico da escola.

O vereador também fez uma indicação visando atender os moradores da colônia Bocaiuval para que seja feito a manutenção e cascalhamento da estrada vicinal da escola Bonifácio Gomes Pólo e Quilômetro seis e a urgência de cascalhamento na Rua "B" no bairro Dom Pepe.

O vereador Flávio Abreu (DEM) solicitou em sua indicação para que seja feito a abertura de uma “valeta” para escoamento das águas da chuva acumulada na Rua Carandá bairro COHAB. Os moradores reclamam que o acúmulo de água na rua tem causado transtorno e preocupação aos moradores daquele local, pois a situação no momento é desagradável por conta do mau cheiro. O Vereador requereu informações ao Conselho Municipal de Saúde e o relatório sobre a atual situação que se encontra a Secretaria de Municipal Saúde, Flávio requereu também Junto ao secretário de finanças informações detalhada sobre o pagamento de cada funcionário, segundo o vereador o portal da transparência não fornece informações completas.

Flávio Abreu em conjunto com a vereadora Marciana Britos fizeram uma indicação solicitando que seja feito uma organização no trânsito entre as Ruas Tiradentes, 13 de Junho e Capitão Cantalice. Em decorrência do Porto de Exportação as carretas estão estacionadas em locais que estão prejudicando a visibilidade e isso poderá ocasionar acidentes, é necessário que a prefeitura fiscalize e organize essa situação.

A vereadora Marciana Britos (PSC) solicitou o cascalhamento das Ruas 13 de Junho, 13 de Maio e da estrada do Bocaiuval principalmente em frente à chácara do senhor Maurílio, Lúcio Ayala e nas proximidades da chácara da senhora Ana León que no momento necessita urgentemente do serviço.

O vereador Sérgio Bacha (PDT) reiterou um pedido junto ao DENIT solicitando a instalação de uma balança para os caminhões de grande porte que provavelmente ultrapassam o limite da pesagem e isso tem contribuído enormemente para a destruição do asfalto.

O vereador Edicarlos Oliveira (PSDB) solicita a colocação de lâmpadas na Rua Doutor Costa Marques em frente ao posto de saúde central. Edicarlos solicita também informações da AGEPAN à validade da concessão de transporte de passageiros da linha Porto Murtinho até Campo Grande e Campo Grande até Porto Murtinho no período diurno e noturno, bem como a diferença entre a linha regular e a de turismo. O vereador solicita ainda a fiscalização da Polícia Militar ou que seja criada uma lei que proíbe que pessoas estacionem veículos no cais do porto, em muitos casos são vidas que dependem que o local esteja acessível para chegada de resgate.

Na 7ª Sessão Ordinária também foi dada a entrada o projeto de Lei 001/2018 de autoria do executivo municipal onde autoriza o poder executivo municipal doar lotes de terrenos de sua propriedade aos beneficiários de programa de interesse local, essas doações irão atender as famílias que estão em local risco no bairro COHAB.