Vereadores aprovam projetos e cobram celeridade nos serviços para atender solicitações

por Giva — publicado 22/08/2019 02h01, última modificação 03/12/2020 22h40
Os vereadores cobraram agilidade nos pedidos encaminhados

Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira 20, os parlamentares aprovaram projetos e apresentaram inúmeras indicações ao executivo, os vereadores cobraram agilidade nos pedidos.

O vereador Élbio Balta (PR), solicitou cascalhamento e patrolamento na rua Anhanguera e Bom Jesus, no bairro Salim Cafure, a justificativa do vereador é que os serviços foram feitos apenas duas quadras na rua Bom Jesus e a rua Anhanguera foi feito apenas uma quadra de asfalto, e continua da mesma forma.

Élbio solicitou ao Deputado Estadual, João Henrique Catan, e ao Deputado Estadual Herculano Borges, recursos parlamentares, no intuito de viabilizar a implantação parquinhos no município.

Élbio solicitou serviços de tapa-buraco na rua Joaquim Murtinho, conforme relatou o vereador, o local fica intransitável tanto em dias de chuvas ou sol.

Elbio Balta também apresentou uma indicação para que seja construído valas e colocado tubos direcionado ao “valetão” para escoamento das águas do cemitério municipal em dias de chuvas.

A vereadora Zilda Dure (DEM), solicitou em sua indicação apresentada em sessão ordinária desta terça-feira, onde refez seu pedido ao diretor presidente da Energisa, Zilda havia solicitado no mês de março deste ano, uma indicação para rebaixamento da rede elétrica e colocação de bases nos postes para iluminação na última rua do bairro Dom Pepe e a rua paralela ao “valetão” também no bairro. A vereadora explicou que o local é muito escuro e estudantes utilizam essa rota para retornarem a suas casas após saírem da escola. Zilda comentou a urgência o pedido e que deve ser estendido em todos os locais que estão na mesma necessidade como por exemplo o “matadouro” que também já foi solicitado pelos vereadores.

Atendendo reivindicações de algumas pessoas, a vereadora Zilda apresentou uma indicação onde a mesma solicita ao executivo a intermediação junto ao governo do estado para o aumento de número de construção do projeto “lote urbanizado”, a vereadora explicou que existem muitas famílias que ainda precisam ser beneficiadas.

Zilda protocolou outra indicação que solicita a legalização de documentos referente a alguns terrenos localizado na rua Francisco de Oliveira, bairro Cohab, a vereadora também reiterou uma de suas indicações apresentadas neste ano, onde solicita a recolocação do bebedouro e iluminação na praça do tereré ao lado da prefeitura.

Zilda também pediu que a coleta de galhos de árvores e a retirada de leras seja feita na rua João Paes de Barros

Marciana Britos (PSC), pediu serviços de cascalhamento e patrolamento na rua dos Ipês no bairro Cohab, marciana explicou que grande parte das ruas da cidade está intransitável, porém a rua dos ipês necessita urgentemente desses serviços. A vereadora apresentou uma outra indicação onde solicita a implantação de cobertura em pontos onde alunos aguardam o transporte escolar, marciana sugeriu que uma delas seria em frente a chácara do senhor Luiz Pain no bocaiuval e no KM6.

Preocupada com o fluxo de pedestres na BR267, marciana protocolou um requerimento direcionado ao DENIT, solicitando a instalação de redutores de velocidade em alguns trechos da BR, uma delas seria próximo a fazenda Anaí KM-06 e outra no início do perímetro urbano.

Ainda em suas indicações, Marciana Britos solicitou a colocação legível das placas com nomeações de cada rua, com essa indicação a vereadora disse que facilitaria muito o trabalho de vendedores, entregadores e toda a comunidade.

Na iluminação Pública, marciana cobrou a colocação de lâmpadas na rua João Paes de Barros com a rua sete de setembro.

Marciana também solicitou a reforma da Escola Cláudio de Oliveira e Cine teatro Ney Machado Mesquita, dois importantes prédios do município.

A realização de operação tapa-buraco em toda a extensão da rua Doutor Costa Marques, entre a Avenida Laranjeiras e rua Amadeu Santos e Silva, foi reivindicada nesta semana a prefeitura de Porto Murtinho pela vereadora Fatima Vidotte (PR). Na proposição apresentada na Câmara Municipal, a vereadora apontou pontos que necessitam urgentemente de reparos, pois a existência de buracos tem causado grandes transtornos à população em geral.

Outra indicação apresentada na última sessão do Poder Legislativo pela vereadora Fatima é para que escolas indígenas sejam incluídas no calendário dos Jogos de Integração Estudantil do município.

A vereadora comentou que na realização do evento escolar, que acontece anualmente, as escolas indígenas não participam e por este motivo fez este pedido no sentido de fazer essa integração, ela ainda comentou que em outras gestões já ocorreu a participação dos indígenas.

A vereadora ainda requereu informações atualizadas referente ao projeto de construção da escola da aldeia Campina que já foi solicitada pela parlamentar. Fatima Vidotte também apresentou uma indicação solicitando ônibus com gabinete odontológico para fazer atendimento aos alunos da área rural e comunidade de Porto Murtinho.

O mercado do Produtor necessita de uma reforma urgente explicou Fatima Vidotte na apresentação de sua indicação, o local é um ponto estratégico para o desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade. A vereadora esteve no local e conversando com pequenos produtores que tem interesse em desenvolver atividades no local, o mercado do produtor tem um potencial muito grande e precisa ser aproveitado da maneira correta, disse a vereadora.

Fatima Vidotte protocolou uma indicação solicitando a colocação de lixeira na praça Thomaz Laranjeira, praça do Tereré e praça dos Tuiuiús.

Na sessão ordinária desta terça-feira, o vereador Milton Abrão (MDB), requereu ao deputado estadual Renato Câmara, uma emenda parlamentar no valor de R$ 53.000,00 que será destinado para compras de computadores para a escola municipal Thomaz Laranjeira.

Na última sessão desta terça-feira 20, o vereador Rodrigo Fróes Acosta (PSD), solicitou a Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Públicos, para que seja feito o nivelamento do prolongamento da rua Coronel Pedro Celestino, via de acesso a vila militar da Marinha, rodrigo explicou que o trecho possui um enorme obstáculo que está causando transtorno a quem passa pelo local. 

Outra indicação apresentada pelo vereador Rodrigo, é a respeito da segurança para quem utiliza a orla do rio Paraguai aos finais de semana, o vereador apresentou uma indicação onde solicita que seja colocado “cavaletes” para bloquear temporariamente o acesso de veículos que passam pelo local e na maioria das vezes em alta velocidade podendo causar acidentes graves, tendo em vista que no local existe um parquinho frequentado por crianças que acabam cruzando a rua.

Rodrigo Fróes também apresentou uma indicação solicitando a colocação de redutor de velocidade na rua Doutor Corrêa na região central do município, incluindo maior espaço para estacionamento de veículos. O vereador esteve conversando com comerciantes da região central que apresentaram essa necessidade, ele também fez uma observação a respeito da ciclovia que deve passar por uma redução de largura, onde no momento acaba ocupando aproximadamente metade da via.

Um dos comerciantes explicou ao vereador que este pedido é muito importante por se tratar de uma via principal da cidade. Ouvindo os comerciantes, o parlamentar pediu para que os colegas vereadores coloquem na próxima pauta o projeto de lei de sua autoria, onde propões o regime obrigatório de plantão das farmácias 24 horas.

Em outra indicação, Rodrigo chamou atenção referente a uma invasão em um terreno público localizado na rua B, no bairro Dom Pepe, o vereador comentou que no projeto consta que o terreno é destinado para área comum e necessita que faça uma vistoria no local, Rodrigo disse que o pedido foi feito por populares da região.

Rodrigo Fróes protocolou outra indicação direcionada a presidente da Associação Comercial do município, referente as taxas abusivas cobradas por alguns comércios no momento da utilização do cartão de crédito, ele explicou que existem alguns comércios da cidade onde o cliente paga uma taxa acima do valor ao optar pelo pagamento no cartão de crédito e acaba lesando o consumidor que as vezes não tem conhecimento do seu direito. Esse tipo de serviço irregular cabe uma ação judicial, mesmo se tratando de uma prática abusiva pequena, disse o vereador.

Visando a limpeza da Vila Célia, a vereadora Sônia Ferreira (PSDB), protocolou uma indicação onde solicita a Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Públicos, os serviços de limpeza no terreno baldio onde seria implantado uma CEINF. A vereadora explicou que o local está ocupado pelo mato alto se transformando em esconderijo de insetos e bichos peçonhentos, ela também pediu que equipe Secretaria Municipal de Obras realize um mutirão de coleta de galhos no bairro.

Sônia Ferreira esteve visitando a escola EMEI Primeiros Passos e constatou a falta de banheiros exclusivos para funcionários, de acordo com a vereadora, existe os banheiros para as crianças, porém os funcionários possuem outro banheiro que é utilizado de uma forma coletiva, homens e mulheres. A vereadora verificou ainda a falta de reforma no pátio na escola, em conversa com a diretora da rede, Sônia disse que levará essas deficiências ao executivo e na última sessão realizada nesta terça-feira, apresentou a indicação ao executivo para que o pedido seja analisado e possivelmente solucionado.

Na última sessão realizada nesta terça-feira 20, O vereador Sergio Bacha (PDT), apresentou uma indicação solicitando a reforma do prédio CMA (Centro de Múltiplas Atividades), o vereador explicou que no local atualmente funciona projetos sociais da prefeitura, é necessário que se faça essa reforma, desde a sua construção o prédio ainda não recebeu manutenção, não apenas no CMA, mas também em outros prédios que precisam receber essa restauração. O vereador solicitou também em conjunto com o vereador Flávio Abreu a restauração do Estádio Municipal Walfrido Concha.

Em outra indicação, o parlamentar protocolou seu pedido referente a restauração do muro do cemitério, praticamente ao lado da capela mortuária, o vereador explicou que partes do muro estão rachados comprometendo sua estrutura. Sergio solicitou ainda que o local também seja roçado.

Na 18ª Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira 20, os vereadores Jayme Evandro e Élbio Balta e assinado por todos os colegas concederam uma moção de aplausos aos participante dos jogos da melhor idade, que teve o apoio do Centro de Convivência do Idoso (CCI), e Secretaria de Assistência Social, onde Porto Murtinho participou do evento realizado na cidade de Nova Andradina e obteve excelente colocação.

Também foi concedido pelos vereadores outra moção de aplausos ao sensei Magno Moura e aos atletas que representaram Porto Murtinho na cidade de Goiânia.

Na última sessão foi aprovado em primeira votação, o projeto de lei de autoria do vereador Élbio Balta (PR), que institui o município o prêmio Aluno Esportista do Ano. O projeto dará mais incentivo ao aluno na prática de esportes.

De autoria do executivo municipal, foi aprovado em primeira votação o projeto de lei que dispõe sobre a instalação de Free Shoppings no município. O projeto de lei do executivo que dispõe a regulamentação da feira livre do comércio também foi aprovado em primeira votação, este projeto irá atender as famílias que já utilizam o espeço público para expor e vender seus produtos.

O terceiro projeto aprovado pela Câmara se refere a avaliação de bens, taxas anuais, vida útil, percentual do valor de bens móveis e imóveis do poder legislativo.

Foi aprovado também a entrada da emenda modificativa de autoria dos vereadores, Rodrigo Fróes Acosta e Élbio Balta.

Com nove votos a favor e dois contra, sendo dos vereadores Élbio Balta e Sônia Ferreira, foi aprovado e passa a vigorar o projeto de resolução de autoria da mesa diretora, que dispõe sobre a emenda do regimento interno da Câmara Municipal. O projeto altera o horário das sessões ordinária realizada pelo legislativo, as sessões atualmente acontecem às 18 horas de toda terça-feira, com a aprovação do projeto as sessões passarão a ser realizada todas as terças às 09 horas da manhã.