Vereadores defendem ampliação de número de famílias com direito a Tarifa Social de energia em Porto Murtinho.

por Giva — publicado 26/04/2018 00h07, última modificação 26/04/2018 00h07
A 10ª Sessão aconteceu nesta terça-feira 24 de abril.

Na busca de sempre defender a população de Porto Murtinho a ter conhecimento sobre seus direitos, a Câmara Municipal, através dos Vereadores, defendeu a ampliação de número de famílias com direito a Tarifa Social.

Durante a 10ª Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (24), os vereadores Jayme Evandro (PSDB), Zilda Duré (DEM), Élbio Balta (PR), Rodrigo Fróes Acosta (PSD) enviaram um requerimento à secretaria de Assistência Social para obter informações sobre o número de pessoas cadastradas No NIS (Número de Inscrição Social), conforme os vereadores solicitaram na reunião com os representantes da empresa ENERGISA, aproximadamente cem pessoas estão sendo contempladas atualmente pela tarifa social de energia, porém esse número de pessoas cadastradas podem chegar a mais de mil, mas para isso será necessário um levantamento de dados com essas informações, pois é de extrema importância levar ao conhecimento dessas pessoas que precisam e tem direito a este benefício. O benefício da Tarifa Social na Energia Elétrica permite desconto na conta de energia de acordo com a utilização do quilowatts-hora - kWh - por unidade consumidora.

Visando ampliar ao máximo o número de famílias de baixa renda contempladas com o benefício da Tarifa Social, é fundamental que a Concessionaria de Energia Elétrica e o Executivo Municipal trabalhem juntos, objetivando, por exemplo, a simplificação dos procedimentos e a ampla divulgação das regras referentes ao programa.

O vereador Sergio Bacha (PDT) solicitou a secretaria de infraestrutura à limpeza da avenida laranjeiras nas proximidades do estádio municipal, de acordo com Sérgio o capim está tomando conta do asfalto. A segunda indicação do vereador solicita a reabertura da estrada do quilômetro dez sentido a colônia ingazeira há dois quilômetros da fazenda Piquirí, a estrada foi fechada de maneira arbitrária por determinação de gerente ou proprietário, “precisamos de uma medida urgente no sentido de fazer a reabertura dessa estrada que beneficia várias famílias”. Comentou o vereador.

A vereadora Maria Donizete dos Santos (PT) requereu informação sobre o processo seletivo, a vereadora disse que foi bastante questionada pelos agentes administrativos que foram aprovados na seletiva realizada anteriormente e não foram empossados, os aprovados questionam a quantidade de números de vagas disponibilizados no novo edital sendo que os mesmos não foram convocados até o momento.

O vereador Flávio Abreu (DEM) reiterou uma indicação comentando o serviço de telefonia no município, é necessário a presença de técnicos para resolver os constantes problemas com a telefonia móvel e internet, “assim como a empresa ENERGISA atendeu nossas indicações e enviou técnicos para resolver os problemas, as telefonias devem seguir o mesmo exemplo e enviar técnicos para eliminar esses transtornos decorrente do serviço telefônico”. Disse Flávio.

A 10ª Sessão Ordinária foi presidida por Élbio Balta, a próxima sessão está agendada para a próxima terça-feira, dia 01 de maio de 2018 às 18 horas no plenário da Câmara Municipal de Porto Murtinho.