Vereadores discutem a possibilidade de organizar o fluxo de carretas estacionadas no perímetro urbano de Porto Murtinho.

por Giva — publicado 26/09/2018 23h35, última modificação 27/09/2018 11h11
O assunto foi discutido na 25ª sessão realizada nesta terça-feira 25.

A sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 25 de setembro, na Câmara Municipal de Porto Murtinho, foi marcada pela aprovação de requerimentos e proposições.

Os parlamentares apresentaram mais de 10 indicações solicitando à Prefeitura, melhorias na infraestrutura dos bairros, unidades de saúde e educação.

Indicações dos Vereadores

O vereador Rodrigo Fróes Acosta e os demais vereadores assinaram um ofício encaminhado a superintendência da Polícia Rodoviária Federal, o assunto trata-se do acúmulo de carretas estacionadas no perímetro urbano.

Sérgio Bacha solicitou ao executivo, o encaminhamento de um ofício direcionado a APPM (Agência Portuária de Porto Murtinho) cobrando providências para que seja criado o espaço para estacionamento das carretas “é preocupante a situação dos moradores da Rua Tiradentes onde as carretas estacionam enquanto aguardam para fazer o descarregamento, dificultam saídas e entrada dos moradores e esse fato está ocorrendo até mesmo na rodovia causando acidentes, precisamos tomar providências urgente” disse o vereador.

Maria Donizete dos Santos solicitou cascalhamento entre a Rua Luiz de Albuquerque e a Rua 15 de Novembro no residencial Saladeiro. Donizete solicitou informação sobre o processo licitatório de recuperação da Rua 13 de Maio. A vereadora apresentou uma indicação direcionada a secretaria municipal de educação para que seja feito a manutenção nos aparelhos de ares-condicionados e ventiladores das escolas municipais.

A vereadora explicou que o calor está intenso e existem salas de aulas em que o ar condicionado e ventilador não funcionam.

Em outra indicação Maria Donizete e o vereador Sérgio Bacha solicitaram os valores que foram investidos e de que forma foram pagos a reforma da casa de bombas no ano de 2018.

Sônia Ferreira solicitou a secretaria de infraestrutura para que seja feito os devidos reparos em um esgoto localizado entre as Ruas São Ramão e Nelson Feres no bairro Salim Cafure, a vereadora esteve no local ouvindo os moradores, uma das moradoras disse que o esgoto foi fechado e aberto diversas vezes e no momento pode causar um acidente muito grave.

A vereadora Zilda Duré reiterou durante a 25ª sessão ordinária desta terça-feira, a reativação do bebedouro da orla e reiterou o seu pedido para construção de uma rotatória na Avenida Rio Branco e Rua 13 de junho próximo ao Hospital Oscar Ramires.

A vereadora justificou seu pedido alegando que o fluxo de veículo e muito grande naquele local e por este motivo é necessário a criação desta rotatória.

Zilda encaminhou outra indicação para SANESUL, para que seja feita a manutenção no esgoto localizado no Bairro Dom Pepe no início das novas construções das casas entregues recentemente, “os moradores estão sofrendo com o mau cheiro e nos dias de chuva o transtorno é ainda maior”, comentou a vereadora.

A vereadora Fatima Vidotte solicitou a secretaria de infraestrutura à divulgação de um cronograma dos dias de coleta de lixo em cada bairro, Fatima justificou que desta forma evita que o morador retire o seu lixo para fora em dia que não será coletado, não deixando que os animais os espalhem.

Marciana Britos solicitou informações da secretaria municipal de educação referente à merenda escolar servida na escola localizada na Fazenda Tereré. Marciana também requereu junto a AGEHAB a relação de pessoas que estão cadastradas no sistema e que já foram contempladas com moradoria no município. Em outra indicação em conjunto com o vereador Rodrigo Fróes Acosta, foi solicitado o cascalhamento da Rua Coronel Ponce quase esquina da Avenida Laranjeiras, próximo ao mercado Juliane, “os moradores disseram que a rua está bastante tempo sem receber manutenção e está quase intransitável”. Justificou os vereadores.

Na sessão ordinária desta terça-feira, o vereador Elbio Balta encaminhou um convite ao engenheiro chefe da empresa DECIMAL, que é a responsável pela execução de obras de asfaltamento no município.

O vereador solicitou a secretaria de infraestrutura os serviços de tapa-buracos na Avenida Laranjeiras, iniciando em frente à rodoviária estendendo ao final do bairro Jóquei Clube e solicitou urgência no serviço de cascalhamento em todas as ruas da vila Célia.

No encerramento, o presidente Rodrigo Fróes Acosta, agradeceu a presença de todos e disse que é importante a participação da comunidade para que acompanhem os debates sobre os projetos de leis e indicações. “Estando presente nas sessões, os cidadãos acompanharão de perto as votações, o posicionamento e as iniciativas de cada um dos 11 parlamentares”, explicou.

As sessões ordinárias acontecem toda terça-feira às 18 horas na Câmara Municipal de Porto Murtinho, na Rua Doutor Costa Marques, centro.